Depressão: como o mar pode te ajudar a superar os desafios
A tristeza é um sentimento comum entre os seres humanos e em algum momento da vida é normal senti-la, seja em decorrência da morte de alguém querido, de uma demissão ou por causa de uma decepção com o final de uma grande amizade. No entanto, quando ela se torna presente por muito tempo, causa isolamento social e interfere nas atividades rotineiras, provavelmente é uma doença chamada depressão.
Os sintomas do que é conhecido como o “mal do século” normalmente incluem: ausência de prazer em atividades que faziam bem, perda ou ganho de peso sem razão aparente, distúrbios no sono, falta de concentração, pensamentos suicidas e outros. O tratamento pode incluir o apoio de psicólogos, psiquiatras e em alguns casos o uso de medicamentos. Mas, existem diversas pesquisas que apontam a natureza como aliada no combate a depressão, mais especificamente o mar.
O imperador Fu-Shi, o pai da medicina marinha, há séculos foi o primeiro a reconhecer os benefícios da água do mar e indicava a ingestão dela para conservar e tratar a saúde. Muitos anos depois, a ciência descobriu através do pesquisador francês René Quinton que as células do corpo são formadas pelos mesmos elementos da água do mar.
Na água salgada a pessoa que sofre com os malefícios dessa doença encontra diversas formas de tratá-los. A flotação é uma delas, uma terapia na qual o praticante com distúrbios na saúde mental experimenta elevação nas sensações de bem estar como serenidade, calma e controle da ansiedade. Isso ocorre por causa da alta concentração de sais e magnésio que, juntos, diminuem a presença do cortisol, o hormônio do stress.
Além disso, estudos comprovam que as pessoas que visualizam a fauna marinha em mergulhos melhoram o humor, sentem mais felicidade, alegria e prazer. A Praia do Rosa tem águas cristalinas e um visual deslumbrante, ótimo para essa prática. Os golfinhos que habitam as águas do rosa também auxiliam de forma terapêutica em diversos tratamentos, inclusive a depressão.
Para quem busca um lugar para aplicar essas dicas contra a depressão não pode deixar de conhecer a Praia do Rosa e se não sabe onde ficar no rosa a sugestão é a pousada Areias do Rosa, localizada em Santa Catarina no município de Imbituba, aproximadamente a 80 km de Florianópolis. Ela se destaca entre outras pousadas e se sobressai a qualquer hotel na Praia do Rosa devido a infraestrutura, localização e atendimento.
A pessoa com depressão pode ter problemas para dormir, como já falamos anteriormente, porém, ao fazer uma caminhada à beira mar, ficar algumas horas na praia ou simplesmente apreciar as águas e inspirar a brisa, ela relaxa e consegue ter uma noite de sono tranquila.
O mar é muito importante para quem busca superar a depressão e agrega muitas práticas para as pessoas que desejam o sucesso nessa luta. Mas, ele ainda traz outra possibilidade que vem sendo muito utilizada nos últimos anos em tratamentos contra a ansiedade e a depressão, a meditação.
A pesquisadora do Aquário Marinho Nacional francês, Deborah Cracknell, escreveu o livro “O mar, uma terapia para o nosso bem-estar”. Nele a autora descreve os muitos benefícios do oceano para a saúde mental e esses dados comprovam que a água é fundamental nas chamadas paisagens reparadoras pois, de frente para o mar os cinco sentidos afloram e potencializam os resultados da meditação.
Portanto, como disse o escritor e biólogo moçambicano Mia Couto, detentor de várias condecorações incluindo o Prêmio Neustadt: “Era como se o mar, com seus infinitos, lhe desse um alívio de sair daquele mundo”. Então, saia da rotina, clique aqui faça a sua reserva na pousada Areias do Rosa e seja feliz!
Por Sandra Lopes