Tudo que você precisa saber sobre o avistamento de Baleias em Santa Catarina
Atualmente, o município de Imbituba em Santa Catarina recebe muitos turistas interessados em ver as baleias e seus filhotes. Mas, a maioria provavelmente não sabe que essa região no passado atraia muitas pessoas interessadas em abater as baleias para vender o seu óleo.
O óleo era bastante utilizado na iluminação, principalmente, das ruas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Mas também era importante na construção de edifícios pois dava resistência à construção quando não existia cimento.
Hoje, a pesca de baleias é proibida e o avistamento em Santa Catarina acontece no período de julho a novembro e faz parte da Rota da Baleia Franca que inclui os municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba. Região da Praia do Rosa, considerada uma das mais belas do mundo.
Nesse período esses mamíferos saem da Patagônia e migram para o litoral Sul brasileiro para ter os seus filhotes, amamentá-los e fugir das águas geladas. Alguns podem pesar até 5 toneladas, medir até 17 metros e o maior número de baleias surge na segunda quinzena do mês de agosto até a primeira de outubro.
Esse turismo de observação de baleias também chamado de whalewatching acontece no mundo inteiro e movimenta aproximadamente 2 bilhões de dólares por ano. No Brasil ocorre de forma mais organizada no litoral Sul, mas é praticado em outras regiões.
O avistamento das baleias é considerado um dos mais belos espetáculos da natureza. Elas podem ser vistas dos morros, das praias ou de embarcações. O primeiro grupo de francas de 2021 foi visto no dia 29 de junho e registrado pela equipe do Projeto ProFranca/Instituto Australis na Praia de Ibiraquera em Imbituba.
E o sucesso desse registro teve apoio da tecnologia, uma aliada na observação das baleias pois os drones registram imagens importantes para o estudo do comportamento desses animais. O gerente do ProFranca afirma que esses dispositivos são fundamentais para também reconhecer os filhotes recém-nascidos.
A diretora do ProFranca/Instituto Australis declarou que em 2008 foi registrada a primeira baleia e ela recebeu a identificação com o número B523. Através dele foi possível confirmar sua presença novamente na região nos anos de 2012 e 2018.
As baleias voltam para o local onde se reproduziram em intervalos de 3 anos. Dessa forma, as baleias vistas no litoral Sul em 2018 podem novamente aparecer em 2021 em Imbituba, chamada de a capital brasileira da Baleia Franca.
Sendo assim, Imbituba e Garopaba são as cidades onde as baleias são vistas mais vezes. E quem estiver nessas áreas e avistar uma baleia pode contribuir com o Instituto Baleia Franca e enviar as imagens ou assistir vídeos com elas no site: www.baleiafranca.org.br/avistagens.
O Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca (CNCBF) é uma excelente opção para os turistas que desejam observar esses belos mamíferos porque tem local apropriado para essa prática e ainda fornece informações sobre as Francas e o visitante pode ver uma réplica de um filhote em tamanho natural.
Além do CNCBF, para ter um ótimo avistamento é importante seguir as normas da embarcação, levar binóculos, escolher locais altos, se estiver em terra, se proteger dos ventos e do frio e nunca desrespeitar os moradores para conseguir a melhor observação.
Aventure-se nessa experiência e faça aqui a sua reserva na pousada Areias do Rosa.
Por Sandra Lopes