ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS NA ROTA DA BALEIA FRANCA
A Rota da Baleia Franca ou RBF tem uma “Heroína de Dois Mundos”. A inspiração para essa frase foi Anita Garibaldi, uma revolucionária que participou da Guerra dos Farrapos em 1839, da Batalha dos Curitibanos em 1840, ambas no Brasil, e da Batalha de Gianicolo em 1847 na Itália. Essa foi a razão de receber esse rótulo.
Essa rota é um circuito com pontos turísticos localizado no litoral sul de Santa Catarina que envolve as cidades de Garopaba, Laguna e Imbituba. Esse roteiro é rico culturalmente, historicamente, ecologicamente e em belezas naturais.
Anita nasceu na cidade de Laguna no dia 30 de agosto do ano de 1821 e as grandes surpresas sobre essa região não param nessa personagem. Outras cidades oferecem outras curiosidades. Garopaba, por exemplo, tem um atrativo especial que é se destacar no turismo religioso com a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja Matriz de São Joaquim. Ambas com traços arquitetônicos portugueses.
E retornando para Anita Garibaldi, os turistas podem visitar a casa onde ela viveu. Dessa forma, desfrutam do turismo histórico que é tão presente na rota. Nessa cidade também existe o Centro Histórico com prédios tombados pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Laguna também é conhecida por ter um dos melhores carnavais do Sul brasileiro.
Porém, a principal atração dessa região são as baleias Franca que podem ser observadas no período de julho a novembro. Esse evento isoladamente já é uma experiência incrível e única. No entanto, o conjunto de atrações segue com outras características surpreendentes.
Um exemplo da vasta carga histórica e cultural da região está no fato de que no século XVIII, em 1796 por ordem do Marquês de Pombal foi iniciada a pesca baleeira em Imbituba. Os pescadores buscavam principalmente o azeite retirado das baleias.
Esse óleo tinha duas utilidades muito lucrativas na época. Uma delas era utilizar ele na iluminação pública, sobretudo nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. O outro uso era na argamassa utilizada para construir edifícios e fortalezas porque com o óleo retirado das baleias determinava resistência aproximada a do cimento. Mas, este produto ainda não existia na época.
Imbituba hoje atrai muitas pessoas para apreciar as baleias e seus filhotes. Mas, no passado atraia muitas pessoas interessadas na pesca de baleias para comercializar o seu óleo.
Garopaba também tem grande carga histórica com suas casas coloniais, engenhos de farinha com centenas de anos e quilombos. E no presente possui uma vida noturna agitada, muitas opções de compras e restaurantes variados. Essa cidade também tem excelentes praias para a prática de surfe, mergulho, sandboard, voo livre, passeios de barco e outros.
Em Garopaba também estão parte das trilhas mais procuradas de Santa Catarina, como a trilha da Praia do Ouvidor que vai até a Praia do Rosa no Rosa Norte, e lá existe grande diversidade e concentração de plantas.
Imbituba é a capital brasileira da Baleia Franca e tem nove praias, inclusive uma das mais belas do mundo, a Praia do Rosa. Essas praias oferecem atividades diversas e variadas como paraquedismo, surfe, cavalgadas, o Museu da Baleia e o Centro Nacional de Observação de Baleias. Além da Praia de Ibiraquera, considerada a melhor praia do Brasil para praticar o windsurf.
Outra grande atração está em Laguna e é a pesca artesanal de tainha com a incrível interação entre pescadores e golfinhos. Isso ocorre na Ponta da Barra quando os golfinhos empurram cardumes na direção dos pescadores. Nessa dinâmica os golfinhos também se beneficiam porque quando os peixes tentam fugir das tarrafas vão direto para as suas bocas.
A Rota da Baleia Franca também é ótima para quem deseja conhecer mais sobre como colaborar com a preservação ambiental através dos projetos que existem. Um deles é o Projeto Cetáceos que tem como objetivo preservar golfinhos, cetáceos e baleias via conscientização e sensibilização da população. Atua em todas as cidades da rota.
O Instituto Baleia Franca é outra ótima opção para os turistas. No local ocorre uma palestra sobre a biologia e conservação da Baleia Franca, observação dos golfinhos e baleias e city tour pelo centro histórico de Garopaba. Neste centro podem ser vistas construções feitas com óleo de baleia, trilhas ecológicas com guias e venda de souvenires.
Aos visitantes que desejam um local para observar as baleias e ter mais informações sobre as baleias Franca, uma ótima opção é o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca (CNCBF). Nele é possível observar as baleias, ter acesso a uma réplica em tamanho natural de um filhote, visitas com orientadores e palestras sobre a conservação da espécie.
Faça agora a sua reserva aqui e enriqueça seus conhecimentos históricos em uma bela viagem!
Por Sandra Lopes