HOTEL OU POUSADA? QUAIS AS DIFERENÇAS E QUAL HOSPEDAGEM COMBINA MAIS COM A SUA VIAGEM?
Mesmo que você seja o tipo de viajante que considera mais importante o lugar que está visitando, a beleza da região, as pessoas que vai conhecer e os locais diferentes que irá ver e não importam quais são as facilidades oferecidas pela hospedagem porque você se “vira” bem em qualquer cantinho. Cuidado, é importante saber que existem alguns pontos que devem ser observados antes da sua partida para não prejudicar a sua viagem com instalações totalmente fora do seu perfil.
Hoje existem várias opções e entre elas estão: hotel, hostel ou albergue, flat ou apart hotel, resort, hotel fazenda, aluguel por temporada ou pousada. Essa escolha vai depender de uma série de fatores que para você possa ser importante e vamos abordar aqui os principais.
Um hotel só é assim classificado se tiver pelo menos dez quartos, oferece normalmente facilidades como dormitórios mobiliados, confortáveis e facilidades incluindo café da manhã, internet, telefone, banheiro privativo, estacionamento e outras vantagens que podem ou não estar inclusas na diária. A classificação deles pode ter 1 estrela que são os mais simples e econômicos até 5 estrelas mais refinados e sofisticados, alguns possuem restaurantes internacionais, outros serviços de luxo e preços maiores certamente.
O Flat ou Apart Hotel oferece as facilidades de ser praticamente uma residência completa com dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada e ainda ter as facilidades de um hotel como serviço de recepção, limpeza, arrumação e outros. A classificação deles inicia em 3 estrelas e vai até 5 estrelas e o valor costuma ser alto.
Mas em um resort o hóspede vai encontrar serviços além dos hotéis em função da sua grande estrutura com muitos locais para lazer e entretenimento, espaços dedicados a tratamentos estéticos, recreação, atividades ao ar livre e outros. Para quem faz a opção por se hospedar em um resort pode passar um ou vários dias sem sair do estabelecimento porque encontra muita estrutura para praticamente tudo o que desejar.
As categorias dos resorts são mais altas: apenas 4 e 5 estrelas e o cliente pode optar pelo sistema all inclusive onde poderá usufruir de spas, restaurantes, piscina, bar completo, sauna e qualquer outro serviço sem pagar nada a mais além do valor da sua diária. Por todas essas características estão entre as opções mais caras.
Em um hotel fazenda as atividades são ao ar livre com muitas facilidades também, porém a tendência nesses estabelecimentos é ter um ambiente mais rústico e voltado para o campo. Os restaurantes oferecem comidas caseiras com pratos típicos da região e ambientes calmos para quem busca uma interação com a fauna e a flora do local.
Para os viajantes mais “descolados” existem os hostels ou albergues onde normalmente quartos, cozinhas e banheiros são de uso coletivo. Neste tipo de hospedagem as diárias tem valor muito acessível e os ambientes são voltados para a integração e convivência entre os turistas. São muito procurados por jovens e alguns possuem suítes para casais e os valores ainda assim são bem menores se comparados aos demais.
O aluguel de temporada é uma ótima alternativa para quem viaja em grupos grandes e querem ficar todos juntos. Assim podem alugar uma casa ou apartamento para todos, dividir as despesas e ter liberdade e privacidade. No entanto, se a casa ou apartamento não dispor de colaboradores para auxiliar nas tarefas diárias, o próprio hóspede precisa cuidar do preparo dos alimentos, da limpeza, da arrumação etc.
No aluguel de temporada também é importante verificar se o local oferece utensílios de cozinha, roupa de cama e banho, utensílios para o preparo de churrasco, infra estrutura adequada com o que precisa e outros. Lembre-se que, se estiver nos seus planos dar aquela megafesta, o proprietário pode não permitir, por isso é importante ter um contrato claro estabelecendo tudo o que está sendo contratado e verificar a veracidade de todas as informações.
Finalmente, mas não menos importante, chegamos à pousada. As pousadas são conhecidas pelo ambiente intimista, ou seja, possui mais proximidade e intimidade com o hóspede, mas isso não quer dizer invasão de privacidade e sim atenção e observação para detectar o que tornará cada hóspede um ser único e com necessidades únicas. Descobrir quais itens irão fazer cada um se sentir especial e não apenas mais um cliente.
As pousadas podem ser instaladas em prédios com no máximo três andares. Ela pode ter apenas um prédio, ou chalés, bangalôs e outras instalações com muita privacidade junto com um atendimento muito exclusivo, muitas vezes realizado pelos proprietários da pousada. Diferente, por exemplo, de um resort, onde normalmente possuem uma área de quilômetros com dezenas de funcionários, centenas de quartos e complexos aquáticos com 8 ou 10 piscinas em ambiente com muitas pessoas, com exceção de tempos de pandemia.
As pousadas também possuem de 1 a 5 estrelas e você pode escolher qual a melhor opção, no entanto, com atendimento mais próximo e acolhedor, é muito possível ser sempre chamado por seu primeiro nome e você conhecer o proprietário ou proprietária, em muitas pousadas eles fazem o atendimento pessoalmente. Em um hotel de grande porte ou resort isso seria praticamente impossível.
Na pousada Areias do Rosa localizada na praia do Rosa terá conforto, excelente infraestrutura, um delicioso café da manhã e também o atendimento caloroso e próximo sempre respeitando sua segurança e privacidade. Mas, se quiser bater aquele papo que só é encontrado na casa dos avós, dos amigos ou na sua própria, então conte conosco e faça agora sua reserva clicando aqui que o café está no bule!
Por Sandra Lopes