7 INDÍCIOS DE QUE A PRAIA DO ROSA NÃO É PARA VOCÊ
A Praia do Rosa é sem dúvida uma das mais belas do Brasil e já foi destacada em um grupo especial, reconhecida pela associação francesa World Bays em 2013 como uma das baías mais belas do mundo. Além disso, é a única representante brasileira no ranking onde constam as 30 praias mais belas em 30 países.
Mas, antes de iniciar todos os preparativos para viajar até esse paraíso e matar o seu desejo e curiosidade para comprovar com seus próprios olhos se o lugar no “Top 30 da World Bays” foi merecido, você precisa se identificar com essa praia para não transformar uma viagem dos sonhos em um pesadelo sem fim.
Se você se enxerga como uma pessoa extremamente urbana do tipo que não fica sem visitar nos finais de semana super lojas com ar condicionado, shoppings enormes com direito a passar no caixa eletrônico e depois pegar um cineminha naquela super sala com tela 3D, esqueça!
A preservação da natureza no Rosa é uma das características mais procuradas pelos visitantes e isso não inclui shoppings, agências bancárias ou caixas eletrônicos. O que vai encontrar com certeza será infraestrutura para atender às necessidades dos turistas, no entanto, serão lojinhas charmosas reunidas no famoso centrinho do Rosa ideal para percorrer caminhando, fazer umas comprinhas ou entrar em um dos vários restaurantes e escolher uma mesa perfeita talvez com uma acolhedora varanda para aproveitar a boa comida e a companhia.
A Praia do Rosa é ideal para deixar o carro de lado e caminhar pelas ruas que são de terra, estreitas e íngremes. Se a sua praia é fazer tudo de carro, mesmo que seja para percorrer pequenas distâncias ou se, para sair você nunca abandona um belo par de saltos altos, vai ser difícil pois no caminho tem muitas ladeiras e só existem dois acessos para carros, o Rosa Norte e o Rosa Sul.
Ainda sobre os carros é importante alertar os motoristas que são fãs de veículos rebaixados, o recomendável é esquecê-los durante a estadia na Praia do Rosa porque as ruas de terra são irregulares e esburacadas, isso com certeza vai causar danos ao seu veículo. Outro obstáculo será o fluxo de pessoas que disputam o pouco espaço com os carros e se a sua paciência para enfrentar esse cenário não é o seu forte, com certeza não vai apreciar os outros turistas passeando tranquilamente nas ruas.
Tranquilidade e a preservação da natureza fazem parte do charme a mais do Rosa, muitos locais ficam em áreas de preservação da Mata Atlântica nativa e um grande número de pousadas seguem as práticas sustentáveis em prol dessa proteção. Isso se estende para as praias, muitas delas incluindo as mais bonitas, não tem infra estrutura e não possuem nenhum quiosque, restando somente a natureza. Então, se você aprecia somente as praias urbanas com um “mar” de quiosques a sua disposição, seu destino certamente é outro.
“…Quando dá vontade de malhar, deito e espero passar.” As pessoas que fazem dessa frase um mantra pessoal e fogem das trilhas devem colocar a Praia do Rosa fora do roteiro de suas viagens pois ir para a região do Rosa sem conhecer ao menos um das trilhas como por exemplo, a Trilha da Lagoa, a Trilha da Praia Vermelha, a Trilha do Ouvidor ou a Trilha Caminho do Rei entre outras é semelhante a ir para Paris e não ver a Torre Eiffel.
A Praia do Rosa é um sonho de consumo para os amantes da natureza, da curtição ao ar livre, da prática da caminhada, dos esportes e do equilíbrio entre a natureza preservada e os seres humanos. No entanto, se o seu sonho de consumo é diferente de tudo o que foi colocado aqui OK. Mas, se sua identificação foi total, é a hora de clicar aqui fazer sua reserva na Pousada Areias do Rosa e ver de perto a única representante brasileira na lista das 30 mais.
Por Sandra Lopes