OS BENEFÍCIOS DAS TRILHAS
Tenho vontade de fazer caminhada mas quando lembro que tem que ser a pé desisto. Talvez você já tenha ouvido ou visto essa frase. É uma frase de humor, uma ironia. Eu tomei conhecimento dela com o gato Garfield, um personagem de histórias em quadrinhos criado pelo cartunista americano Jim Davis.
O perfil de Garfield contém ser amante da televisão, ser guloso e preguiçoso. Essas características nada saudáveis podem ser engraçadas em uma figura fictícia. Mas, se ele fosse um ser humano estaria provavelmente propenso a diversas doenças como hipertensão arterial, diabetes, infarto e outras. Porém, é possível para todas as pessoas adotar hábitos simples para ter uma vida mais saudável. Fazer trilhas por exemplo.
Algumas pessoas praticam a caminhada em academias, praças ou nas ruas próximas às suas residências ou do trabalho. Mas fazer isso na Natureza, ou seja, praticar trilhas tem mais benefícios para a sua saúde. Um dos maiores é a felicidade!
Enquanto o praticante estiver na trilha irá ter contato direto com a natureza e quando uma pessoa vê uma bela paisagem ou uma cachoeira, segundo estudo publicado na revista internacional Landscape and Urban Planning, essas experiências beneficiam o estado de espírito. As pessoas declararam mais felicidade ao caminhar durante 50 minutos em meio a natureza em comparação aos que andaram próximos a veículos.
As trilhas proporcionam outros benefícios e entre eles estão: combate ao stress, a insônia, estimula a circulação sanguínea, melhora a capacidade cardiorrespiratória e também a densidade óssea, favorece um bom controle do diabetes e da hipertensão arterial, ameniza problemas de postura e articulares, auxilia no tratamento da depressão e pode proporcionar a pessoa que pratica mais beleza e inteligência. Sim, uma pesquisa da Universidade da Califórnia prova a relação entre atividade física regular e aumento da inteligência.
Além da inteligência, o corpo de quem faz trilha fica mais bonito porque trabalha os músculos do abdômen até a panturrilha e é um exercício que pode ser praticado com baixo ou nenhum custo, por qualquer pessoa independente da idade ou condicionamento físico, basta escolher a trilha pelo nível de dificuldade adequado ao seu perfil e sempre com companhia.
Outro estudo realizado na Escócia na Universidade de Glasgow comprovou que pessoas que caminhavam ao ar livre em contato com a natureza apresentaram menor risco de deterioração da saúde mental do que as pessoas que faziam exercícios em lugares fechados.
A revista Psychological Science publicou o estudo onde diz que o contato com a natureza proporciona descanso ao cérebro após a superestimulação que ele sofre no dia a dia e isso pode reparar os níveis de atenção.
Ainda existem mais vantagens para a saúde em um outro tipo de trilha, a Aquatrekking ou Acquatrekking, que é uma modalidade de trilhas em ambientes com água sejam eles cachoeiras, rios, riachos e piscinas naturais. A Universidade da Escola de Medicina de Exeter, na Inglaterra descobriu que a água tem grande poder no nosso bem-estar psicológico pois os íons negativos presentes na água são antidepressivos naturais. E esses íons são encontrados em grandes quantidades até em um balde com água.
Agora imagine substituir o balde por uma das piscinas naturais belíssimas que você encontra na Praia do Rosa onde está a pousada Areias do Rosa. Elas estão localizadas na Trilha da Praia do Portinho, na Trilha da Lagoa do Meio, na Trilha da Praia Vermelha e na Trilha da Praia da Luz. E quando mergulhar os benefícios serão maiores ainda porque os vasos sanguíneos se dilatam pela água fria e estimulam o corpo para expulsar as toxinas e liberar endorfinas, o chamado hormônio do bem estar.
Os cientistas Mas Bullock e Giesbrecht visualizam um futuro no qual os médicos irão prescrever exercícios no lugar de drogas. Giesbrecht afirma: “O exercício é um potencial profilático contra alguns aspectos do declínio cognitivo relacionado à idade.”
Conclusão, fazer trilha é uma ótima ideia para a boa saúde. Então, faça a sua reserva clicando aqui e siga as recomendações médicas se hospedando no Rosa ao menos uma vez por ano e faça as trilhas em doses nada homeopáticas com superdosagem livre!
Por Sandra Lopes